email: csilveira76@hotmail.com

sábado, abril 14, 2007

E a Taça éééé??? NOSSA!!!!!!!!!!!!!!!!!


O jogo de ontem no seu todo teve duas histórias completamente distintas, se nos dois primeiros sets a equipa do PAFIAKOS esteve mais sólida sustentando o seu jogo no serviço e bloco, já nós nos 3 sets seguintes fomos donos e senhores do jogo.
O jogo de ontem foi o jogo da época para as duas equipas, o PAFIAKOS perdera há 3 semanas o campeonato para ANORTHOSIS enquanto que para nós era a oportunidade de fechar o ano em grande premiando o trabalho que fizemos durante esta época.
O PAFIAKOS foi a equipa que melhor entrou no jogo, com um serviço muito agressivo por parte de todos os seus jogadores conseguiram colocar-nos muitas dificuldades na recepção, o que fez com que o nosso ataque denunciado fosse uma presa fácil para o bloco.
Os dois primeiros sets acabaram por ter uma história muito idêntica e só não foram uma fotocópia um do outro, porque apenas o resultado não foi igual, no primeiro set perde-mos 25-19 enquanto que no segundo set o marcador registrou 25-21.
Com o resultado em 2-0 a favor do PAFIAKOS e sem ter-mos nada a perder, o nosso treinador alterou a nossa formação substituindo um dos centrais e alterou o posicionamento do outro central que estava a jogar desde o início do jogo.
O inicio do terceiro set deu mostras que tinha-mos ultrapassado alguma da ansiedade evidenciada no inicio do jogo pois a nossa recepção mostrou-se muito confiante o que permitindo-nos utilizar todos os nossos recursos no ataque. O equilíbrio no set durou até os 4-4 altura em que o nosso serviço, bloco, defesa baixa e contra-ataque estiveram em grande evidência fazendo com que o marcador cavalgasse até aos 11-4. Foi nesta altura que se deu grande reviravolta no jogo, nós passamos a transmitir uma grande confiança em todos os fundamentos principalmente na recepção e serviço, enquanto que o PAFIAKOS começou a mostrar alguma insegurança quando não conseguiu colocar em jogo o forte serviço que lhes tinha sustentado a vitoria nos dois primeiros sets.
Mesmo com uma vantagem confortável no marcador não facilitamos em nenhum aspecto do jogo principalmente na concentração e na emoção que colocamos em cada ponto conquistado. Passando o jogo a correr de feição para o nosso lado foi a vez de o PAFIAKOS tentar alterar o rumo dos acontecimentos fazendo algumas substituições, substituições que no entanto em nada alteraram o rumo que o set estava a ter. O PAFIAKOS demorava a encontrar-se factor que foi muito bem aproveitado por nós pois com um serviço agressivo e um bloco muito eficiente voltam-mos a conseguir fazer sequências de pontos consecutivos o que nos permitiu vencer o set por 25-15.
A vitória no terceiro set e principalmente a intranquilidade que conseguimos colocar no PAFIAKOS foram determinantes para o inicio do quarto set, com um serviço muito forte logo de inicio conseguimos uma vantagem de 4-0 tornando o PAFIAKOS uma equipa intranquila, frágil e sem orientação. Sentindo a importância do momento continua-mos a impor o nosso bom jogo cativando o publico afecto á nossa equipa que a meio do terceiro set começou a renascer das cinzas fase ao que havia acontecido nos dois primeiros sets. Com o apoio dos nossos adeptos, com a emoção vivida em cada ponto conquistado e com uma grande orientação por parte dos elementos mais experientes da equipa fomos conquistando pontos atrás de pontos sem que o PAFIAKOS conseguisse esboçar qualquer reacção. Foi com os nosso adeptos a vibrarem de pé que vencemos o quarto set por 25-16 e o empate no jogo em sets (2-2).
Na entrada para o quinto set da final da taça a expectativa era grande pois os nossos adeptos estavam ansiosos por saber se o nosso domínio nos dois sets anteriores iria continuar, enquanto que os adeptos do PAFIAKOS ansiavam uma reviravolta anímica na equipa que os leva-se se á conquista do set e da taça. O marcador registrou uma igualdade até aos 4-4 com as duas equipas a conseguirem sempre concretizar o side-out, foi então que o nosso serviço (táctico), bloco (sempre duplo) e contra-ataque voltaram a estar em GRANDE no jogo, o resultado deste acerto foi o marcador passar registrar 11-4 a nosso favor, nesse curto espaço de tempo e principalmente depois da mudança de campo aos 8-4 a nossa equipa mostrava-se inabalável, com defesas inacreditáveis seguidas de ataques pontos e blocos que se eram intransponíveis aos ataques do PAFIAKOS, colocamos os nossos adeptos em delírio adicionando ao jogo uma atmosfera inacreditável. Quando o marcador registrava 14-5 a nosso favor o Ristic (o nosso capitaõ em campo e o jogador mais experiente da equipa) foi para o serviço o nosso técnico teve que pedir um tempo técnico para serenar a equipa pois a emoção vivida era de tal forma que alguns dos nossos adeptos que já se encontravam dentro do recinto de jogo para comemorar a vitória e a conquista do primeiro grande troféu do clube. A emoção era contagiante e levou mesmo a que os pontos finais do set, principalmente os blocos conseguidos pelo ARIS (jogador da nossa equipa que no ano passado estava comigo no PAFIAKOS e que representou o clube por 16 anos tendo sido preterido esta época) fossem festejados por ele já com lágrimas nos olhos tal era a emoção que ele viva. O PAFIAKOS fez o side-out (14-6) e foi servir altura em que voltou a acontecer um momento único no pavilhão, com tal diferença no marcador o jogador do PAFIAKOS arriscou tudo no serviço mas quando a bola sai da mão dele passa a rede e vai em direcção á parede oposta do pavilhão começa-mos todos a festejar de braços no ar, só que… a bola foi mesmo em direcção á cara do nosso oposto que num movimento de protecção colocou os braços a frente da cara contactando com a bola, ou seja, num segundo passa-mos de um momento único de alegria para um baixar de braços, tendo mesmo alguns jogadores só se apercebido do que tinha acontecido durante esses segundos já no balneário depois dos festejos vividos dentro do pavilhão quando o jogar do PAFIAKOS colocou o serviço seguinte na rede dando inicio a uma verdadeira festa vivida por toda a equipa e adeptos do clube.

Abraços, Carlos Silveira

quarta-feira, abril 11, 2007

Vitória coloca-nos na Final da Táça.

Boas a todos,

Ontem em Lemassol defronta-mos o AEK KARAVA numa das meias-finais para a taça desta época, o jogo foi emotivo como foram quase todos os confrontos entre as duas equipas esta época tendo o marcador final registado 3-2 a nosso favor.
Com este resultado alcançamos a final da taça que irá ser disputada na sexta-feira novamente em Lemassol, na final vamos defrontar o PAFIAKOS que derrotou ANORTHOSIS por 3-1.
Para alem de se tratar de uma final o jogo da próxima sexta-feira terá como protagonista as duas equipas de Pafos que militam na primeira divisão. Se tivermos em conta a final do campeonato no ano passado (DIONYSOS-PAFIAKOS) de certeza que o espectáculo dentro e fora do campo está garantido, mesmo sendo um jogo fora de Pafos espera-se que os adeptos das duas equipas compareçam em massa, neste momento resta-nos esperar que o arbitro soe o apito e que o espectáculo comece.
Quanto ao jogo de ontem, foi um jogo emotivo onde os atletas deram tudo o que tinham para no final poderem celebrar a vitória, felizmente coube-nos a nós os festejos no final do jogo.
As duas equipas entraram bem em campo mostrando segurança em todos os fundamentos do jogo. Foi quando o resultado registrava 22-22 que com um serviço directo e um contra-ataque concretizado em ponto conseguimos abrir uma vantagem de dois pontos no marcador, conseguindo segurar a vantagem até final vence-mos o primeiro set por 25-23.
No segundo set o equilíbrio manteve-se não obstante uma vantagem inicial de 3 pontos para KARAVA, vantagem que foi obtida através de dois erros nossos de ataque. Entrando novamente no jogo fruto de uma recepção que se mostrou sempre muito segura durante todo o jogo, recuperamos no marcador através do nosso serviço e defesa baixa, no entanto não nos serviu de muito pois a meio do set voltamos a errar no ataque e na marcação do bloco, estes dois factores foram determinantes para que KARAVA acaba-se por vencer o segundo set.
No terceiro set entra-mos melhor que KARAVA e conseguimos logo no inicio do set uma vantagem importante, vantagem que foi conseguida através do nosso serviço e dos erros não forçados de KARAVA cometeu. Com um jogo sólido nunca permitimos a KARAVA que recuperasse no marcador assegurando a vitória no set e a vantagem no jogo em sets ganhos.
Na entrada do quarto set acusamos alguma descompressão no jogo o que nos custou caro, KARAVA com um serviço agressivo e com um bloco muito bem organizado conseguiu uma vantagem no marcador muito confortável, sem conseguirmos encontrar forma de desfazer a desvantagem no marcador KARAVA venceu o quarto set igualando o marcador em sets (2-2).
Na entrada para o quinto set as duas equipas apresentaram-se expectantes tentando garantir o side-out e esperando o erro do adversário, com as duas equipas a não cometerem erros na primeira parte do set o marcador registrou 8-7 a nosso favor. Com a mudança de campo o equilíbrio de até então deixou de estar presente, a defesa baixa de KARAVA e o bloco apareceram no set dando-lhes uma vantagem de 3 pontos, vantagem que foi mantida até aos 14-11, conquistado o side-out passando a registrar o marcador 14-12, foi a vez do nosso serviço entrar em acção, com um serviço táctico conseguimos um ponto directo e provocar uma má recepção que facilitou a construção do nosso bloco e assim empatar-mos o resultado no set. Viveram-se momentos verdadeiramente emocionantes para os nossos adeptos quando KARAVA falha dois ataques consecutivos permitindo-nos assim alcançar a vitória no jogo e a final da taça.

Abraços, Carlos Silveira

sábado, abril 07, 2007

...................

quinta-feira, abril 05, 2007

Depois de ultrapassar-mos OLIMPYADA vamos defrontar KARAVA nas meias-finas

Boas a todos,

Depois de ter-mos ficado 3 semanas sem competir na segunda-feira fomos a Nicósia para defrontar OLIMPYADA e o jogo foi a contar para a primeira volta dos ¼ finais da taça.
Logo no início do primeiro set a diferença entre as duas equipas veio ao de cima, nós com um serviço agressivo fizemos moça na recepção do nosso adversário conseguindo 5 pontos de vantagem, acompanhando a qualidade do nosso serviço esteve também a nossa recepção que permitiu uma boa organização do nosso ataque que garantindo um side-out eficaz fez com que no final do set o marcador registrasse uma diferença de mais de 5 pontos a nosso favor.

Nos dois sets seguintes mantivemos a mesma tónica do primeiro set e nunca permitimos que OLIMPYADA se tornasse um obstáculo á nossa pretensão de ganhar-mos o jogo por 3-0, o espelho dessa nossa atitude ficou demonstrada no 3 set quando o marcador registrava 15-22 a nosso favor.

Com uma vitória por 3-0 no primeiro jogo ficamos a apenas 1 set de passar á final4.
Ontem quarta-feira defrontamos OLIMPYADA a contar para o segundo jogo dos ¼ finais da taça.

O jogo foi encarado com seriedade desde o início pela nossa equipa mesmo nos bastando apenas ganhar 1 set para passar-mos ás meias-finais. A exemplo do primeiro jogo o nosso serviço esteve em bom plano causando dificuldades à organização de ataque do nosso adversário, com limitações nas opções de ataque o nosso bloco pode se organizar atempadamente e assim fazer uma oposição eficaz aos ataques de OLIMPYADA. Com todo esse acerto no serviço e bloco não foi de espantar o resultado inicial de 8-2 a nosso favor o que nos permitiu alcançar uma vantagem confortante logo no início do set e assim vencer o primeiro set.

Vencido o primeiro set e conquistado um dos 4 lugares na final4, foi então vez de alterar a estratégia do nosso serviço, passamos a servir sem agressividade o que fez com que OLIMPYADA passa-se a ter uma boa recepção, as opções do nosso bloco alteraram-se o que fez com que a defesa baixa passa-se a ter mais trabalho no jogo, mesmo sendo mais solicitada a defesa baixa continuou a estar em bom plano conseguindo recuperar muitas bolas que foram concretizadas em ponto pelo nosso ataque.

Em virtude de a nossa equipa ter algumas limitações no número de jogadores durante os treinos, foi uma boa opção a estratégia adoptada pois permitiu-nos treinar algumas situações de jogo que nos treinos temos dificuldades em as construir.

Mesmo com essas alterações introduzidas no segundo e terceiro sets a nossa superioridade técnica acabou por fazer com que o marcador pende-se para o nosso lado sem contestação pois no terceiro set o marcado chegou a registrar 22-12.

Terminada está fase da competição agora vamos na próxima semana nos deslocar a Lemassol para jogar-mos a final4, as meias-finais serão jogadas na terça-feira tendo-nos calhado como opositor a equipa de KARAVA, a outra meia-final será ANORTHOSIS-PAFIAKOS, já a final será jogada na sexta-feira naquele quele é considerado o dia do voleibol em Chipre.

Abraço, Carlos Silveira