email: csilveira76@hotmail.com

sábado, fevereiro 24, 2007

Derrota afasta-nos da luta pelo titulo

Boas,

Estamos fora da final

Ontem em Lemassol enfrentamos ANORTHOSIS no primeiro jogo da meia final, equipa que foi a primeira classificada na fase regular do campeonato, ANORTHOSIS apenas necessitou de nos ganhar um jogo porque na fase regular nos derrotou nos dois jogos que fizemos.

O jogo começou com as duas equipas muito concentradas não havendo erros quer de um lado quer do outro, o equilíbrio no marcador prolongou-se até aos 14-14 altura em que conseguimos concretizar dois contra-ataques em pontos. Fomos para o tempo técnico com uma vantagem curta mas importante, de volta ao jogo continuamos com o nosso nível de jogo alto sustentado por uma boa recepção e organização de jogo, ANORTHOSIS acusou os erros realizados antes do segundo tempo técnico e no reatamento do jogo volta a claudicar na recepção e cometendo erros no ataque, os erros proporcionados por ANORTHOSIS foram bem aproveitados por nós para levar-mos de vencido o set por 17-25.

No início do segundo set ANORTHOSIS entrou melhor e conseguiu uma vantagem de seis pontos (8-2) muito á custa dum forte serviço que nos criou dificuldades e do sucesso do seu contra-ataque. Mesmo perante uma desvantagem considerável mantivemos a nossa concentração seguindo o nosso plano de jogo. Num jogo como o de ontem é normal uma das equipas conseguir uma vantagem de alguns pontos em determinada altura, como é também normal perder alguns pontos… e foi o que aconteceu, depois de o jogo voltar a uma toada de equilíbrio nós então usando um serviço forte obtivemos alguns pontos e quando o serviço não pontuou o nosso bloco o fez. Voltamos a estar na luta pelo set quando o resultado se cifrou nos 16-15, depois do tempo técnico o equilíbrio ainda se manteve até aos 20-20 altura em que nós cometemos alguns erros não forçados na organização do nosso ataque deitando por terra a possibilidade de discutir a vitória no set.

Acusando o desfecho no segundo set começamos muito mal o terceiro, nada nos saia bem e começava-se a sentir uma certa desorientação na equipa enquanto que no outro lado da rede ANORTHOSIS aproveitava esta nossa desorientação se preocupando apenas em não cometer erros não forçados. Durante todo o set ANORTHOSIS liderou chegando a uma vantagem de 2-1 em sets.

A perdermos por 2-1 em sets nada tínhamos a perder, com uma esforço grande de TODA a equipa (atletas, treinadores, dirigentes e apoiantes) a entreajuda se fez sentir, resultados que foram produtivos pois estivemos sempre á frente no set, a nossa recepção mostrou-se consistente e o nosso serviço esteve a bom nível, por outro lado ANORTHOSIS não cometia erros e jogava de uma forma segura e confortável. Foi então quando estávamos na frente aos 20-22 que se deu a reviravolta no set. com um erro de ataque nosso e uma má recepção ANORTHOSIS empata do set, nova má recepção nossa e bloco ponto de ANORTHOSIS, o publico presente renascia aumentando o apoio á equipa da casa que com um serviço forte terminava o jogo conseguindo o primeiro lugar na final deste ano.

Terminado o jogo a felicidade dos da casa contratava com o nosso desalento..., alguém tinha que ganhar e fazendo uma análise já a frio, ganhou a equipa que no geral dos 3 jogos realizados a contar para o campeonato foi mais consistente. Desde o início da época juntado os jogos oficiais e particulares jogamos 5 vezes contra ANORTHOSIS e nunca ganhamos… estivemos perto de o conseguir por mais do que uma vez mas não o conseguimos. Agora que estamos fora da final só posso desejar as maiores felicidades para ANORTHOSIS.

Quanto a nós, agora vamos ficar á espera do resultado da outra meia-final para sabermos contra quem vamos jogar para disputar o 3º e 4º lugar. Por outro lado ainda temos a Taça para disputar onde temos pretensões em chegar á final e ai lutar pela vitória.

Abraços, Carlos Silveira

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Vitória colocou-nos na meia-final

Depois do jogo de terça frente a PARALIMA que ganhamos 3-2, amanha vamos dar inicio a uma nova fase do campeonato as meias-finais.

Na terça-feira tivemos pela frente uma equipa motivada que a jogar em casa tentou colocar em campo todo o seu potencial para nos levar de vencido, e quase o conseguiram.

Logo no começo do jogo demonstramos que tínhamos feito uma viagem de 2h só com uma coisa no pensamento vencer, com um serviço forte e um ataque que esteve em evidencia nunca permitimos que PARALIMA nos criasse dificuldades.

Já o segundo e terceiro sets tiveram o mesmo final, a vitória de PARALIMA, mas uma história bem diferentes, no segundo set paralima jogou bem e criou-nos dificuldades principalmente na recepção o que não permitiu-nos ficar em vantagem no confronto ataque/bloco, o set mesmo assim foi disputado até final mas PARALIMA acabou por levar vantagem. No terceiro set as duas equipas apresentaram-se muito bem até metade do set, altura em que a equipa de arbitragem teve algumas decisões polémicas favorecendo PARALIMA o que fez com que alguns jogadores da nossa equipa ultrapassassem o limite nos seus protestos e foram sancionados com cartão amarelo. Passamos um mau bocado pois acabamos por perder a concentração e deixamos de jogar tendo em conta as orientações que tínhamos., perdemos o set e ficamos numa posição delicada pois sabíamos que para ganhar o jogo teríamos que jogar o quinto set podendo tudo acontecer.

O descanso no final do terceiro set foi fundamental para nos acalmarmos e voltarmos a nos concentrar no objectivo da nossa viagem a PARLIMA. Com uma recepção segura e o serviço a voltar a estar em jogo conseguimos sempre manter o jogo equilibrado até pouco mais de metade do set, foi nessa altura que conseguimos com o nosso contra-ataque adquirir uma vantagem de 3 pontos qe nos permitiu vencer o set e empatar o jogo.

O quinto set teve duas partes completamente distintas após o nosso primeiro side-out o marcador registrava 1-1, quando PARALIMA conseguiu fazer o side-out me tirando do serviço o marcador já registrava 7-2 a nosso favor, entretanto mudamos de campo aos 8-3 e como do preto para o branco foi a nossa vez de comer alguns erros não forçados por pura desconcentração, erros que misturados com mais duas decisões polémicas da equipa de arbitragem colocaram novamente PARALIMA na luta pelo jogo. Com dois tempos técnicos pedidos um a seguir ao outro conseguimos voltar ao jogo, nunca permitindo que PARALIMA estivesse na frente do marcador e com um contra-ataque e um bloco finalizamos o set aos 15-13 vencendo o jogo.

Ultrapassado PARALIMA agora vamos ter pela frente um obstáculo bem mais difícil mas não impossível de ultrapassar, amanha jogamos contra ANORTHOSIS que foi o primeiro classificado da fase regular e que pelo facto de nos ter ganho os dois jogos dessa fase lhes basta ganhar 1 jogo em 3 possíveis para alcançarem um lugar na final, por outro lado nós temos que ganhar os 3 jogos e não perder nenhum para sermos nós a estar na final.

O jogo de sexta-feira, amanha, já foi apelidado de final antecipada por alguns leigos locais e será por certo um embate de titans a exemplo do jogo realizado em Paphos onde foram necessários os 5 sets e 2h43m para se encontrar o vencedor.

Abraço, Carlos Silveira

sábado, fevereiro 17, 2007

Vitória no 1º jogo dos 1/4 FINAL do PLAYOFF

Não podíamos ter começado melhor.

Depois de 16 jogos para a fase regular do campeonato em que obtivemos 6 derrotas e 10 vitórias, ontem demos inicia á 2ª fase do campeonato, Os playoffs. Sem dúvida que é a fase mais importante do campeonato aquela em que todas as equipas querem participar, quem é eliminado fica de fora da corrida ao titulo passando a ter como objectivo uma boa participação na taça.

O jogo de ontem contra PARALIMA começou com o equilíbrio a ser a nota dominante, as duas equipas colocaram logo desde cedo todos os seus argumentos em campo pois um bom começo seria fundamental para se obter uma margem confortável no marcador e uma maior estabilidade emocional fase á importância do jogo. Foi quando o set já tinha ultrapassado o seu primeiro terço que conseguimos abrir uma vantagem confortável de 5 pontos através do nosso serviço e contra-ataque, com uma recepção muito sólida e uma organização de ataque bem elabora tornou o nosso ataque demolidor não dando quaisquer hipóteses de recuperação a PARALIMA.

Dando continuidade á boa prestação do primeiro set entramos no segundo set pressionando muito PARALIMA com o nosso serviço o que nos valeu logo de inicio uma vantagem de 4 pontos, esta vantagem durou praticamente até aos 18-14 altura em que com o nosso serviço voltamos a provocar danos na recepção de PARALIMA valendo-nos a vitória no set por 25-19.

O terceiro set acabou por ser o mais equilibrado do jogo principalmente porque PARALIMA aproveitou muito bem alguns erros nossos. Com um serviço de risco pois encontravam-se a perder 2 sets a 0 não tinham nada a perder, foram conseguindo criar algumas dificuldades na nossa recepção, no entanto o risco/erro esteve presente o que acabou por não fazer o marcador pender para o lado de PARALIMA, foi principalmente com alguns erros do nosso ataque que PARALIMA conseguiu ter uma vantagem que nunca foi de mais de 3 pontos até á entrada da segunda parte do set. Foi depois de pedido um tempo técnico o primeiro pedido pelo nosso treinador até então que na reentrada para o jogo conseguimos voltar a impor novamente o nosso jogo de ataque e o nosso serviço o que nos permitiu empatar o set aos 19-19. Foi nessa altura em que o nosso bloco esteve em evidência com a obtenção de 4 pontos consecutivos (durante os dois primeiros sets e mesmo o no inicio do terceiro set o nosso bloco conseguiu alcançar alguns pontos, mas foi a amortecer os ataques de PARALIMA que esteve em particular evidencia o que facilitou a nossa organização do contra-ataque), com esta nova diferença no marcador PARALIMA se resignou á nossa supremacia.

Com esta vitória passamos a estar em vantagem nos faltando agora mais uma vitória em dois jogos possíveis para passar-mos ás meias-finais. O próximo jogo será na próxima terça-feira em virtude de a segunda ser o green-day (dia de comemorações religiosos na ilha).

Abraços, Silveira

sábado, fevereiro 10, 2007

..............

4º Lugar na fase regular

Este fim-de-semana deslocámo-nos a Lemassol para defrontar SALAMINA na jornada que encerrou a fase regular do campeonato de 06/07.

Num jogo que tinha algum interesse para a classificação, pois no caso de a gente perder e PARALIMA ganhar, o que não seria um resultado provável (PARALIMA jogou em Pafos contra o PAFIAKOS) podia-mos ainda descer mais um lugar na classificação, tal não veio a acontecer porque cumprimos o nosso objectivo ganhando contra SALAMINA assegurando assim o 4º lugar.

Depois de 3 semanas sem jogos e sem termos feito nenhum jogo amigável o que chegou a estar programado, entramos em campo com determinação mas com um jogo pouco organizado levando a que a vantagem adquirida no inicio do set tenha tido mais mérito individual do que colectivo. Com a recepção a apresentar-se a um bom nível conseguimos manter a consistência no nosso jogo ofensivo que coadjuvado por um bom serviço permitiu alcançar a vitória no 1º set.

SALAMINA apresentou-se no início do segundo set com uma disposição diferente o que lhes permitiu equilibrar o jogo até meio do set. Foi nessa altura que com alguns erros na nossa recepção e ataque que permitimos a SALAMINA adiantar-se no marcador custando-nos a derrota no set.

Com a derrota no 2º set veio ao de cima alguma intranquilidade na nossa equipa que se justifica com a falta de ritmo competitivo, foi principalmente na organização de jogo e no serviço que se notou mais a falta de confiança o que permitiu a SALAMINA equilibrar o jogo e disputar o 3º e 4º sets até bem perto do final dos mesmos, no entanto, a nossa equipa com um maior numero de opções e com jogadores com maior experiência acabou por levar de vencido SALAMINA.

Terminada esta fase vamos entrar agora nos playoffs. Na próxima sexta-feira vamos jogar contra PARALIMA equipa que ficou em 5º lugar, no confronto directo desta fase que é levado para os playoffs o resultado cifrasse em 1-1 pois as duas equipas ganharam os jogos realizados em casa nesta fase, os ¼ final são realizados á melhor de 5 jogos logo quem ganhar 2 jogos dos possíveis 3 passa ás meias finais e claro, que sejamos NÓS.

Queria pedir desculpa aos interessados (e foram muitos durante estas ultimas 3 semanas) pela informação que disponibilizo no meu site por este ter estado sem ser actualizado, mas a falta de jogos oficiais ou de treino fez com que não houvesse noticias a dar.

Abraço, Silveira

PS: Na barra dos LINKS podem encontrar a estatística actualizada em ESTATÍSTICA e imagens novas do DERBI DIONYSOS-PAFIAKOS em VIDEOS