email: csilveira76@hotmail.com

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Vitória no derbi


Ontem terminamos aquele que foi apelidado como de o ciclo do sofrimento com o jogo contra o PAFIAKOS. Nos últimos 18 dias jogamos 7 jogos com dois dias a serem gastos só em viagens (para ir para Portugal e regressar a Pafos), o resulto final deste ciclo foi positivo pois obtivemos duas derrotas e cinco vitórias, perdemos em Portugal contra a equipa que se apurou para a fase seguinte da taça CEV e perdemos contra ANORTHOSYS equipa que disputou na época 2004/05 a final do campeonato cipriota com a nossa equipa DIONYSOS e que está este ano em 1º lugar agora que vencemos o PAFIAKOS.

Depois da derrota contra ANORTHOSYS em que para alem do desgaste físico o desgaste psicológico também foi enorme ontem defrontamos o PAFIAKOS naquele que era o jogo mais aguardado da segunda volta do campeonato pelos adeptos das duas equipas. Uma vez que perdemos o jogo da primeira volta por 3-2 tendo ficado na altura um certo sabor amargo devido á forma como perdemos, a vitória de ontem e logo pela margem máxima foi a melhor resposta que podia-mos dar…

O jogo começou com a nossa equipa a impor-se no serviço e no contra-ataque fazendo o marcador registrar desde uma vantagem confortável a nosso favor. Sem permitir que o PAFIAKOS reagisse á desvantagem alcançamos a vitória no primeiro set.

Para o segundo set o PAFIAKOS fez alterações na sua equipa o que veio trazer mais solidez á recepção, com mais opções no ataque a luta na rede foi maior tendo durado até á entrada do final do set. Com o equilíbrio a estar presente e o publico a corresponder ao espectáculo foi então que ocorrerem alguns erros de ataque na equipa do PAFIAKOS o que nos permitiu ganhar uma pequena vantagem mas muito importante tendo em conta a altura do set em que foi alcançada levando-nos assim a conquistar uma vantagem de 2-0 em set.

A ganhar-mos por 2-0 em sets rapidamente veio-nos á memoria o jogo realizado 3 dias antes em que estando a ganhar por 2-0 fomos perder por 3-2.

Com uma entrada muito forte no terceiro set a exemplo do primeiro, desde cedo conseguimos uma vantagem confortável, alguns erros não forçados por parte do PAFIAKOS e um acerto grande no nosso no ataque fez com que durante o set o PAFIAKOS nunca conseguisse encontrar forma de encurtar a desvantagem que tinham.

Com a vitória no set conquistamos também a vitoria no jogo, uma vitória importante para todos.
Para mim teve um sabor especial porque depois da derrota na primeira volta em que perdemos ingloriamente foi na altura referido pelos adeptos do PAFIAKOS e directos que eles eram melhor do que nós, tinham uma equipa mais cara mas também melhor. Ora bem a resposta foi dada e posso dizer mesmo que teve um sabor especial.

Agora vamos ficar dois fins-de-semana sem jogar um devido a ser a nossa folga no campeonato o outro sinceramente não sei, estamos em Chipre onde tudo pode acontecer…


Abraço, Carlos Silveira

domingo, janeiro 21, 2007

...........

Derrota com sabor amargo

Boas a todos,

Na última sexta-feira jogamos em casa contra o ANORTHOSYS equipa que se encontra no 2º lugar do campeonato. Para além de já esperarmos um jogo muito difícil ainda nos apresentamos em campo sem o nosso oposto habitual que já está sem jogar desde o segundo jogo que realizamos na Madeira a contar para a taça CEV.

O jogo teve nos dois primeiros sets uma historia muito idêntica onde as equipas entraram muito bem pondo em campo todo o seu valor, os serviços, as recepções, ataques, blocos e defesas de ambos os lados mostravam grande empenhamento e concentração não permitindo veleidades ao adversário. Foi a seguir ao primeiro tempo técnico de cada set que o nosso serviço (estando eu a servir) que conseguimos abrir no marcador uma diferença considerável o que nos permitiu mais tarde gerir o final de cada um dos sets obtendo a vitória em ambos.

Com o marcador em 2 sets a 0 para nós a ânsia de vencer o 3º set e o jogo era grande pois sabíamos que prolongar o jogo para 4 ou 5 sets nos era desfavorável tendo em conta ao dispêndio físico dos nossos 3 principais atacantes.

Uma vez mais o set começou com o equilíbrio sendo a nota marcante, as duas equipas colocavam em campo um bom voleibol que fazia o público afecto ás duas equipas puxarem e vibrarem com as jogas conquistadas pelos seus jogadores. Foi já no final do set que ANORTHOSYS conseguiu alcançar uma vantagem preciosa, para tal contribuiu em muito o bloco e a defesa baixa que conseguiram parar algumas bolas atacadas por nós concretizando-as em ponto. Com um melhor acerto final ANORTHOSYS reduziu a desvantagem para 2-1 em sets.

O início do 4º set foi totalmente dominado pelo serviço de ANORTHOSYS que rapidamente conseguiu chegar aos 8-1, depois do tempo técnico entramos em campo com uma outra disposição o que nos ajudou a recuperar no marcador, recuperação que deu os seus frutos quando conseguimos empatar o jogo aos 18-18, com uma defesa baixa e um contra-ataque eficaz voltamos a entrar no jogo. Motivados pela recuperação fomos buscar forças onde não havia, mas quando o marcador registrava 22-21 a favor de ANORTHOSYS que cometemos dois erros graves e que fizeram ANORTHOSYS passar a ter 3 pontos de vantagem conquistando assim o 4º set.

Jogo empatado e um 5º set para decidir o vencedor do jogo. As duas equipas entraram muito bem em campo com a recepção a garantir uma boa organização de jogo por parte dos distribuidor, mas foi com 3 blocos em alturas cruciais ( 1 no inicio e 2 a 4 pontos do final do set) que ANORTHOSYS sentenciou o jogo a seu favor.

Este foi um jogo muito difícil para nós devido a como já referi estar-mos a jogar sem oposto, no entanto tenho que realçar a capacidade do nosso passador que a jogar com dois zonas 4 e 1 central conseguiu durante o jogo por algumas vezes colocar os atacantes em vantagem de 1x1, mas acima de tudo o desempenho dos zona 4 que conjuntamente devem de ter atacado perto de 80 a 90 bolas só não fizeram mais porque era deveras difícil.

Terça-feira temos jogo contra o PAFIAKOS 1º classificado no campeonato e ainda não sabemos se o nosso oposto vai jogar o que a não acontecer vai fazer com que passe a ser mais um jogo de sofrimento, mas sendo o jogo o DERBI da cidade vamos entrar em campo como até aqui com o espírito de conquistar mais uma vitória.

Abraço, Carlos Silveira

quarta-feira, janeiro 17, 2007

E máis um ano se passou, que venha o seguinte

E mais um ano se passou.

Já são 31, com a idade a aumentar parece-me que o tempo passa a correr pois ainda á uns dias estava aqui a dizer que tinha entrado na década dos 30, ao menos espero que seja sinal que é bem aproveitado, tenho a certeza de que sim.

Este irá mais um dia de trabalho como todos os outros, com treino agora de manha e logo á tarde onde irei assinalar o dia com os meus colegas de trabalho.

Para os restantes Amigos com quem gostaria de assinalar este dia mas que em virtude da distância não o posso fazer um pensamento especial vos dededico.

Para os meus pais e irmã as lembranças chegaram a tempo :) OBRIGADO, para os restantes membros da família beijos e abraços para todos.

Para a minha Esposa muito OBRIGADO linda por todo o suporte, companheirismo, por tudo o que me tens dado, mesmo estando longe de casa estás sempre presente no meu dia-a-dia e no meu coração. Beijo muito grande, AMO-TE MUITO.

Um bom dia para todos, Carlos Silveira

terça-feira, janeiro 16, 2007

vitória na deslocação á capital


Boas a todos,

Ontem nos deslocamos a Nicósia para defrontar o APOEL num jogo importante para ambas as equipas.

O início do jogo foi equilibrado até aos 4 pontos altura em que o nosso serviço e bloco estiveram em evidência dilatando o marcador a nosso favor em 5 pontos. Com uma recepção muito segura permitindo uma boa organização de jogo conseguimos manter o nosso side-out eficaz o que não permitiu ao APOEL encurtar a desvantagem no marcador. Mantendo os índices de concentração elevados mantivemos o nosso nível de jogo conquistando o primeiro set por 25-18.

Dando continuidade ao bom desempenho apresentado no primeiro set, voltamos a entrar muito fortes no segundo set, mas desta vez foi a defesa baixa e o contra-ataque a estarem em evidencia, com um serviço eficiente e com o bloco a direccionar e a amortecer os ataques adversários para os nossos defesas os nossos atacantes não se fizerem rogados e alcançaram 6 pontos consecutivos de contra-ataque. Novamente com uma vantagem confortável só nos preocupamos em garantir uma recepção nas melhores condições para a nossa organização de ataque não permitir ao APOEL encurtar a desvantagem que tinha-mos no marcador. A missão foi cumprida e no final do set o marcado registou 25-17 a nosso favor.

Com uma vantagem de 2-0 em sets entramos no terceiro set predispostos a vencer o set e o jogo. O início do set foi equilibrado com as duas equipas a conseguirem levar vantagem no ataque. Já tinha decorrido metade do terceiro set quando sentimos as primeiras dificuldades no jogo através da nossa recepção, com o APOEL a apostar tudo no serviço tivemos algumas dificuldades na organização do nosso jogo para alem de termos permitido 3 pontos directos de serviço ao nosso adversário. Após duas rotações em que somente fizemos o side-out ficamos em desvantagem 6 pontos no marcador, ainda recuperamos alguns pontos no final do set registrando o marcador 24-22 a favor do APOEL, mas um side-out bem conseguido fez com que APOEL ganhasse set o marcador passasse a registrar 2-1 em set a nosso favor.

Foi com a consciência dos erros cometidos no terceiro set que entramos no quarto dispostos a não os voltar a fazer. O set começou numa toada de parada e resposta até aos 9 pontos, altura em que a maior experiência dos nossos atacantes esteve em evidencia com a concretização de 4 contra-ataques contra blocos triplos e de algumas bolas que não permitiam ataques fortes tendo sido a técnica a levar a vantagem, empolgados pela obtenção destes difíceis pontos a nossa equipa pressionou ainda mais o APOEL que não conseguiu dar uma resposta eficaz. Com mais uns serviços e uns blocos e sempre com a recepção em excelente nível, vencemos o quarto set por 25-16 e o jogo por 3-1 em sets.

Depois desta vitória passamos a estar no quarto lugar na classificação subindo uma posição.

Abraços, Silveira

sábado, janeiro 13, 2007

Vitória e boa exibição no regresso ao campeonato


Depois de mais de duas semanas sem competir a nível inter o jogo de ontem era esperado com alguma ansiedade por parte dos nossos adeptos, que em bom numero compareceram no pavilhão para avaliarem o desempenho da equipa que no ultimo fim-de-semana conquistou o melhor resultado na modalidade fora de portas.

Com uma entrada muito forte no jogo conseguimos desde cedo nos impor em todos os aspectos do jogo, com particular relevo para o serviço e bolo que conquistaram metade dos pontos alcançados no primeiro set estes dois factores que acompanhados de uma recepção segura e um ataque concretizador fizeram no geral com que ganhássemos o primeiro set confortavelmente.

PARALIMA disposta a inverter o desfecho do primeiro set, entrou no segundo set com um serviço muito agressivo que lhes permitiu alcançar uma vantagem de 3 pontos, esta vantagem durou até aos 17-14 altura em que com um serviço eficiente e um bloco ganhador empatamos o jogo aos 18-18 foi então que se deu o momento do jogo, com um serviço, bloco e contra-ataque extremamente eficiente numa rotação alcançamos a vitoria no set por 25-18.

Penso que sem saber ainda muito bem como perdeu o segundo set PARALIMA entrou para o terceiro set de uma forma apática e descrente o que foi muito bem aproveitado por nós, mantendo a tónica do final do segundo set foi com naturalidade que vencemos o terceiro set com uma margem confortável (25-16).

No final do jogo todos estávamos de parabéns, mesmo sem o nosso principal oposto que está a recuperar de uma lesão contraída na Madeira no ultimo fim-de-semana, a equipa manteve os seus índices de confiança elevados efectuando talvez o melhor jogo no campeonato até então.

Como só agora consegui fazer uma tabela, deixo aqui a minha estatística dos jogos realizados no Funchal no último fim-de-semana em que alcancei o primeiro lugar na recepção do torneio.

CARLOS SILVEIRA (DIONYSOS-CYP)

ADVERSÁRIOS

ATQUE

BLOCO pts

SERVIÇO pts

RECEPÇÃO

PONTOS

MARÍTIMO (POR)

56%

3

4

93,5%

17

ARGO SETE (FRA)

50%

2

----

61%

13

SOKOL

(AUT)

30,5%

2

2

85%

14

Abraço, Silveira

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Satisfação no regresso a PAFOS

Foi com muito cansaço mas principalmente com muita satisfação que ontem regressamos a PAFOS depois de ter estado uma semana no Funchal para participar-mos na 10ª poule de qualificação para a fase final da taça CEV deste ano.

Devido à esta poule se ter realizado logo a seguir á altura festiva da passagem do ano, tivemos alguma dificuldade em arranjar passagens para chegar nas datas pretendidas ao Funchal, assim tivemos que nos sujeitar á disponibilidade dos voos existente e ficar uma semana no Funchal.

Chegamos ao Funchal na segunda-feira depois de um dia inteiro a viajar e com 3 mudanças de avião mas para finalizar um dia em nada normal,
ainda tivemos que ficar no aeroporto do Funchal mais de 30 minutos a resolver a logística da bagagem que não chegou, um transtorno…
Os dois dias seguintes foram passados a treinar de manha e á tarde e com treinos de pavilhão e ginásio.

Dia 5 começou a competição. De manha tivemos treino no pavilhão em que íamos jogar á tarde e aproveitamos para fazer uma activação geral e recepção e serviço.

Eram 19h quando deu inicio o nosso jogo contra a equipa da casa o Marítimo. O jogo começou com um domínio completo por nossa parte, com uma recepção segura e um side-out eficaz ganhamos o primeiro set sem grandes dificuldades, a equipa do Marítimo começou o jogo acusando algum nervosismo cometendo erros no ataque e serviço.

No segundo set o equilíbrio foi a nota dominante, no início do set o marítimo alcançou uma vantagem de 2 pontos, assim se manteve o marcador até final do set sem que nunca tenhamos estado a comandar o marcador, o marítimo com um maior acerto no ataque e serviço não permitiu nenhuma reocupação empatando o jogo a 1-1 em sets.

Os dois sets seguintes foram vencidos por nós e pelo mesmo resultado 25-23, o resultado é equilibrado mas enganador pois só no segundo set o equilíbrio se manteve durante todo o parcial enquanto que no quarto set estivemos sempre á frente com uma vantagem confortável só permitindo ao marítimo uma ligeira recuperação no final do sets.

Com a vitória nestes dois sets vencemos o nosso jogo de abertura por 3-1 provocando uma enorme alegria nos apoiantes da nossa equipa que se deslocaram á Madeira para nos apoiarem. No pouco historial que a equipa apresenta nas competições europeias ainda não fazia parte nenhuma vitória em jogos e por isso os festejos foram muitos…

No segundo dia de competição defrontamos aquela que foi a equipa mais forte do grupo e a que no final se apurou para a fase seguinte. De manha tivemos treino para termos alguma activação com o tradicional serviço e recepção. Ás 15h30 se deu inicio ao nosso segundo jogo. Os franceses mesmo sem apresentarem a equipa base que tem jogado no campeonato francês entraram muito forte, principalmente no serviço e bloco, o nosso ataque não conseguia fazer pontos e as bolas que não eram pardas pelo bloco francês eram concretizadas em pontos através de um contra ataque muito forte, juntando a isso uma boa organização de ataque nos foi muito difícil fazer frente aos ARGO SETE nos dois primeiros sets. No terceiro set e já sem o nosso oposto que havia sofrido uma contractura a meio do segundo set entramos desinibidos e arriscando o mais possível, sem nada a perder tentamos jogar acima do nosso limite, aproveitando alguma passividade francesa e com as coisas a nos saírem bem conseguimos abrir uma vantagem de 4 pontos logo no inicio do set, com a recepção em destaque e o ataque conseguimos manter essa vantagem até aos 20-16, altura em que os franceses reagiram através do serviço, com a obtenção de 2 pontos directos e fazendo moça na nossa recepção empataram o jogo aos 22 pontos para depois dom um final mais forte acabarem por vencer o terceiro set por 28-26 e o jogo.

Acredito que a vitória para o nosso lado seria muito mas muito difícil surgir, mas também pecamos no início do set apresentando alguma ansiedade a mais, no final deixamos uma imagem boa mostrando que o nosso voleibol apresentado tem qualidade.

No ultimo dia de competição e já com a equipa francesa apurada os jogos que se realizaram fora meros jogos de calendário, no entanto quem ganhasse o nosso jogo ficava em 2º lugar.

De manha tivemos o nosso habitual treino e á tarde jogamos contra a equipa do SOKOL (Áustria) uma equipa muito jovem mas que no dia anterior tinha ganho ao Marítimo e contra os franceses se apresentou a um bom nível se pode dizer. Sendo um jogo de final de torneio em que os jogadores apresentam alguma fadiga física e psicológica as duas equipas mesmo assim conseguiram apresentar um bom voleibol, a única diferença é que houve sempre o domínio de uma das equipas nos 4 primeiro sets fazendo com que os sets fossem ganhos alternadamente. O quinto set foi o espelho de todo o jogo. Entramos muito bem no set, com uma recepção segura e o ataque a corresponder garantimos o side-out, por outro lado a nossa defesa que esteve em particular destaque nessa altura do jogo permitiu a passagem ao contra-ataque com obtenção de pontos. Foi assim que num ápice o marcador registrou 11-3 a nosso favor, mas como a moeda tem duas fases foi num ápice que o set ficou empatado a 13-13 invertendo-se o acerto e desacerto das duas equipas. Foi nessa altura que o jogo teve a sua verdadeira emoção, com nenhuma das equipas a querer perder o 2º lugar o marcador se foi arrastando até aos 26-24 acabando por sorrir a vitória para o nosso lado e a conquista do segundo lugar na poule.

No final do jogo o contentamento dos nossos adeptos foi enorme pois acabávamos de escrever uma nova pagina na história do voleibol cipriota ao sermos a primeira equipa a conquistar um segundo lugar numa pule europeia. Houve invasão de campo e todos festejaram o feito alcançado no local.

Foi já depois do jogo entre o Marítimo e o Sete que ouve um jantar de confraternização entre todas as pessoas que estiveram envolvidas neste evento desportivo para assim se assinalar o termines oficial do evento.
Foi altura então de fazermos a nossa própria celebração que começou no hotel e se estendeu pela noite dentro nos bares de discotecas funchalenses.

Com um dia de folga após os jogos foi altura de aproveitar a cidade do Funchal para passear um pouco e fazer algumas compras, o tempo ajudou e todos no final do dia estavam deveras contentes com a estadia no Funchal.

Madrugada do dia seguinte e foi altura de começar a viagem de regresso que durou todo o dia pois chegamos a PAFOS ás 21h com 14h do viagem. Foi mesmo com um ar muito cansado que fomos recebidos pela TV local e algumas rádios que não quiseram deixar de cobrir a nossa chegada depois de um feito não antes atingido por outra equipa cipriota.

Abraços, Silveira

terça-feira, janeiro 09, 2007

FOTOS DA TACA CEV