email: csilveira76@hotmail.com

domingo, março 26, 2006

Vitória no primeiro jogo dos 1/4 final da Taça

O jogo de sexta-feira foi um jogo onde nós não nos apresentamos ao nosso melhor nível, a equipa acusou algum cansaço físico devido ao trabalho feito no inicio da semana, mas mesmo assim levamos de vencido ANORTOSIS no primeiro jogo dos 1/4final. Agora temos o segundo jogo dia 3 de Abril onde só temos que ganhar dois set, mas o pensamento da equipa está unicamente na vitória.

O jogo começou numa toada de equilíbrio com as duas equipas a garantirem o side-out fruto de uma recepção segura, foi no final do set que a nossa recepção e ataque claudicaram, foram duas recepções que não deram oportunidade de jogar rápido com o nosso ataque e assim não conseguimo-nos superiorizar ao bloco adversário, desta fora ANORTOSIS alcançava uma vantagem de 2 pontos que manteve até final do set.

Acusando a perda do primeiro set a nossa equipa entrou muito mal no segundo set ficando logo perante uma desvantagem de 4 pontos. Foi com um tempo técnico que a nossa equipa encontrou o caminho para por em campo o nosso jogo, com uma postura mais calma e confiante deixamos de cometer erros na recepção facilitando a nossa construção de ataque. Com o jogo equilibrado até aos 12-16, foi altura do nosso serviço aparecer em jogo e desequilibrar o set a nosso favor, com um serviço agressivo e um bloco eficaz contra os ataques denunciados do adversário passamos para a frente do marcador. Passando a estar numa posição de vantagem o nosso jogo se tornou ainda mais consistente e foi com um bloco que o set terminou a nosso favor.

Com o jogo empatado 1-1 em sets as duas equipas começaram o terceiro set mostrando que ambas desejavam a vitória, a incerteza de quem iria ganhar o set pairou no pavilhão até final do set, pois a diferença nunca foi superior a 1 ponto e o nível de jogo que as duas equipas apresentavam era muito consistente. Foi então quando já se jogava nas vantagens que um ataque falhado de ANORTOSIS nos deu a vitória no set e a vantagem no marcador em set 2-1.

O quarto set teve um começo diferente de todos os outros anteriores, entramos muito bem no set e ANORTOSIS acusou a derrota do anterior, para tal contribuiu em muito o nosso contra-ataque que materializou em pontos quase todas as bolas recuperadas pela nossa defesa. Com uma vantagem confortável de 5 pontos e acusando algum cansaço os nossos níveis de concentração desceram o suficiente para ANORTOSIS recuperar no marcador com erros não forçados da nossa parte. A partir da igualdade o jogo voltou novamente a entrar numa toada de equilíbrio, apareceram também os erros não forçados de parte a parte fazendo com que no vigésimo quarto ponto o jogo se encontrasse empatado. Com mais um final de set empolgante foi com o nosso serviço que voltamos a desequilibrar, provocando instabilidade na recepção adversaria o nosso bloco se organizou fazendo frente aos ataques adversários e conquistando os dois pontos finais do set e do jogo.

Com esta vitória por 3-1 passamos a estar numa posição de vantagem para conquistar-mos um lugar na final4, para tal basta-nos vencer 2 set no jogo da segunda mão que se vai realizar dia 3 de Abril. Sabemos que necessitamos apenas de 2 sets mas vamos a ANORTOSIS como sempre com vontade de ganhar.

Abraço, Silveira

quinta-feira, março 23, 2006

Depois do jogo a merecida festa de comemoração


Depois da vitória em campo vieram as comemorações.

Depois da brilhante conquista do título na última sexta-feira os momentos que se seguiram foram de festejos e comemoração pelo feito alcançado.

Os festejos com os adeptos começaram assim que o arbitro deu por terminado o encontro, havendo invasão de campo por parte dos elementos da nossa claque e de praticamente todas as pessoas ligadas ao clube. Foram momentos de emoção os vividos e que irão perdurar na minha memória.

Depois da festa vivida no pavilhão logo após o termines do jogo, foi altura de todos os elementos da equipa, famílias, patrocinadores e pessoas mais chegados ao clube, festejarem a conquista do titulo num ambiente mais familiar que aconteceu num Pub/Discoteca da cidade.

Num ambiente de festa as pessoas jantaram e conversaram sobre o jogo que nos deu o título enquanto este passava num plasma. Depois da refeição terminada foi tempo de as pessoas exprimirem a sua alegria pelo feito alcançado dançando e confraternização umas com as outras. O ambiente foi de festa durante toda a noite e só o cansaço se sobrepôs á vontade das pessoas prolongarem os festejos.

Passados já alguns dias após a conquista do título, agora é tempo de voltar ao trabalho com o objectivo de conquistar a taça e assim terminar a época com a conquista da dobradinha. Não será uma tarefa fácil pois neste momento somos a equipa a abater, no entanto temos consciência das nossas capacidades e sobre tudo muita confiança no nosso trabalho, por isso iremos dar tudo para no final alcançar a vitória na taça. O primeiro jogo é já sexta-feira contra ANORTOSIS.

Ainda não tendo acabado a época quero agradecer a todas as pessoas que publicamente no meu blog me felicitaram pela conquista de mais este TÍTULO e que durante a época se foram manifestando com comentários de felicitações pelos resultados alcançados e nas alturas menos boas estiveram presentes incentivando… A todos MUITO OBRIGADO

Quero fazer um agradecimento especial ao jornalista Acácio do Jornal dos Açores pela cobertura que fez da minha época, dando assim a conhecer a todos os Açorianos que não tiveram acesso ao meu blog os resultados alcançados pela equipa onde jogo (PAFIAKOS) durante a época. Á Federação Portuguesa de Voleibol que incluiu no seu espaço dedicado ao Portugueses no estrangeiro resumos com resultados do PAFIAKOS e ao jornal OJOGO que com uma tiragem nacional fez com que todos os portugueses pudessem acompanhar a minha época desportiva. A todos Obrigado.

Abraço, Silveira

PS: estou com difiuldade em adicionar o resto das fotos da festa, mais tarde vou ver se as consigo colocar aqui no blog



FESTEJOS COM OS DIRIGENTES


COMO DANÇAR NÃO É O MEU FORTE A SARA DANÇOU POR MIM...

sábado, março 18, 2006

CAMPEÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Ao fim de 8 meses de trabalho o objectivo principal da época foi atingido, PAFIAKOS campeão nacional de Chipre na época 2005/06.

O jogo de sexta-feira foi um jogo em que a emoção esteve sempre presente desde o início até ao fim, as duas claques marcaram presença e apoiaram as suas equipas de uma forma incansável mesmo quando estas estiveram em desvantagem no marcador. Durante quase todo o jogo estivemos na frente o que fez com que a nossa claque empolgada pelo resultado mantivesse sempre o apoio à nossa equipa de uma forma efusiva.

O primeiro set começou com a equipa do DIONISOS a cometer muitos erros na recepção ao nosso serviço, alcançamos alguns pontos directos de serviço mas foi o bloco que se sobressaiu parando os ataques do DIONISOS. A meio do set DIONISOS ainda esboçou uma recuperação que não teve imputo suficiente para galvanizar a equipa ao ponto de alcançarem a igualdade e mesmo a liderança no marcador. Foi a nossa equipa que mantendo um serviço agressivo e um side-out consistente aumentou a diferença no marcador vencendo o primeiro set.

O segundo set começou com numa toada de equilíbrio com as duas equipas a conseguirem colocar em campo o seu jogo apoiado por uma recepção segura nunca havendo uma margem muito dilatada no marcador a favor de nenhuma das equipas. Já depois do meio do set DIONISOS consegue uma vantagem de 3 pontos através de erros do nosso ataque, foi uma altura difícil para a nossa equipa, o jogo estava intenso e por instantes se sentiu alguma tensão no nosso banco. Depois de pedido tempo morto a nossa equipa mesmo em desvantagem regressou ao jogo com uma atitude muito positiva e confiante, consolidamos o nosso side-out e ficamos à espera que os erros adversários aparecessem em jogo. Mesmo a perder por 23-21 mantivemos a confiança no nosso jogo conquistando o side-out, com o resultado agora em 23-22 foi altura de o nosso serviço e bloco aparecerem e virarem o jogo a nosso favor, comigo a servir e efectuando dois serviços que não permitiram a organização de ataque combinado o nosso bloco se sobrepôs ao ataque adversário passando o marcador a registrar 24-23 a nosso favor para logo a seguir os nossos adeptos ficarem ao rubro com a conquista do 25º ponto e do 2º set com um serviço directo.

A vencer por 2-0 em set a nossa equipa entrou no terceiro set determinada em vencer o set, o jogo e o campeonato.

Mais uma vez o nosso serviço esteve em evidencia ao dificultar a organização de jogo de DIONISOS mas foi com o nosso contra-ataque que conquistamos os pontos que nos derem uma vantagem inicial e confortável no marcador, a equipa do DIONISOS ainda tentou alterar o desenrolar do jogo efectuando duas substituições e forçando o serviço, ainda conseguiram diminuir a desvantagem, mas nunca ameaçaram a nossa liderança que foi novamente aumentada a meio do set quando o nosso bloco voltou novamente a aparecer em jogo conquistando pontos decisivos que levaram a equipa de DIONISOS a resignar-se perante a nossa supremacia. Foi com a conquista do 21º e principalmente o 24º ponto que o ambiente fervilhou dentro do pavilhão havendo mesmo alguns adeptos a festejarem a vitória antecipadamente fazendo com que o jogo fosse interrompido para a limpeza do pavilhão. De regresso ao jogo e com o serviço para fechar o jogo o nosso bloco teve azar na reflexão da bola e DIONISOS conquistou o ponto e o serviço, no entanto com um serviço falhado por DIONISOS acabamos por conquistar o terceiro set, o jogo e o CAMPEONATO.

Os nossos adeptos invadiram o campo vindo festejar com toda a equipa a conquista do campeonato e o ambiente dentro do pavilhão foi de FESTA TOTAL………..

Depois de 8 meses de trabalho árduo em prol de um objectivo a alcançar foi com grande emoção que assim que o árbitro deu por terminado o jogo a adrenalina da competição deu lugar a uma alegria imensa que pude compartilhar com os meus pais e a minha mulher que estiveram a assistir ao jogo, todos os restantes estiveram no meu pensamento neste momento que foi alcançar o objectivo principal da época, família e amigos.

Só posso terminar a agradecer todo o apoio que recebi da minha mulher que mesmo estando longe grande parte do tempo em que estive aqui em Chipre sempre partilhou comigo os momentos bons e menos bons vividos durante a época, que sempre acreditou nas minhas capacidades e me incentivou a prosseguir com os meus objectivos desportivos, a essa MULHER maravilhosa só tenho a dizer OBRIGADO AMO-TE MUITO.

Abraço, Silveira


sábado, março 11, 2006

Vitória por 3-1 dá-nos vantagem e novo animo

Boas a todos,

Depois de um início de semana negativo pois perdemos 3-2 na segunda-feira, terminamos da melhor maneira a semana com uma vitória clara por 3-1 e o mais importante voltamos a ter vantagem no confronto directo faltando agora ganhar um jogo para sermos campeões enquanto de DIONISOS tem que ganhar 2.

O jogo começou com uma toada de equilíbrio com as duas equipas a se apresentarem bastante concentradas e empenhadas tentando alcançar vantagem no marcador. Na primeira parte do set o marcador registrou sempre a vantagem mínima, resultado da boa prestação da recepção das duas equipas que permitiu uma construção do ataque eficiente e a conclusão dos pontos. Foi já depois do meio do set que os erros apareceram em jogo e para a nossa equipa, foi na recepção e no ataque que estivemos menos bem permitindo à equipa adversária alcançar uma vantagem de 4 pontos sem que conseguíssemos ganhar o side-out, com uma desvantagem grande e na segunda parte do set, não conseguimos recuperar da desvantagem acabando por cometer mais um erro não forçado que fez com que o marcador no final do set registra-se 25-20 a favor de DIONISOS.

A nossa equipa acusou a derrota no set e por momentos se temeu que não conseguíssemos inverter a situação do final do primeiro set.

O segundo set começou da forma como terminou o primeiro, após as primeiras trocas de serviços, DIONISOS se adiantou no marcador com erros não forçados nossos principalmente por falta de atenção na recuperação de bolas vindas do bloco adversário. A vantagem de DIONISOS durou até aos 12-09 altura em que o nosso serviço apareceu no jogo alcançando 2 pontos directos e provocando instabilidade na recepção que foi aproveitado pelo nosso bloco conquistando um ponto directo e outro ponto no contra-ataque. Da situação de desvantagem passamos a ter a vantagem do nosso lado e não mais a deixamos fugir até final do set. Com uma recepção muito segura fomos concretizando o nosso side-out e com mais 2 blocos pontos e alguns contra-ataques alcançamos uma vantagem confortável para terminar o set a nosso favor 25-20.

Pela primeira vez na época entramos num jogo a perder e pela primeira vez fomos postos á prova quanto á reacção necessária para voltar a por o marcador a nosso favor, assim foi, com um espírito de grupo forte demos a volta ao marcador e passamos a liderar.

O terceiro e quarto set foram dominados do início ao fim pela nossa equipa que com um serviço muito forte e eficiente causou muitas dificuldades á equipa adversária, em algumas formações conseguimos mesmo séries de 3 e 4 pontos conseguindo vantagens que acabaram por dar confiança, durante esse período outro fundamento que se realçou no jogo foi o bloco, como os centrais da equipa adversária não estiveram muito em jogo devido à fraca recepção adversaria o nosso bloco teve só que se preocupar em formar bem nas pontas para não ser explorado.

Em resumo posso dizer que a partir de meio do segundo set o nosso jogo foi quase perfeito, o serviço em conjunto com o bloco foram o nosso grande trunfo e claro uma recepção segura que facilitou ao nosso distribuidor uma boa distribuição de jogo dificultando muito a acção do bloco adversário, a equipa adversária não teve argumentos para contrariar o nosso nível de jogo e notou-se que no final dos dois sets praticamente se renderam ao melhor nível apresentado por nós.

Neste momento passamos a estar novamente em vantagem (3-2) faltando apenas uma vitória para sagrarmo-nos campeões enquanto DIONISOS tem que vencer dois jogos. O próximo jogo é sexta-feira, inicialmente esteve agendado para segunda-feira mas acabou por ser alterado, resta-nos durante a semana continuar com o nível de trabalho da semana passada para preparar o próximo jogo da melhor forma possível.

Cumprimentos, Silveira

segunda-feira, março 06, 2006

Final empatada a 2-2

Boas a todos

Quando a expectativa é grande e os resultados acabam por não corresponder ao esperado o sabor que fica é um sabor amargo.

No primeiro jogo da final perdemos por 3-1, um jogo que foi totalmente dominado pela nossa equipa na parte inicial e onde se perspectivava o alcançar da vitória. Engano. A meio do segundo set o treinador da equipa adversária fez duas substituições entre elas mudando o distribuidor da equipa e esta foi a chave para a reviravolta do encontro.

Trazendo um tipo de jogo completamente diferente, a nossa equipa não se conseguiu organizar no bloco sentimos muitas dificuldades para travar os ataques da equipa adversária e com um bloco muito pouco eficiente na marcação ao ataque adversário a nossa defesa andou o resto do jogo a tentar cobrir os espaços deixados livres pelo nosso bloco mas sem sucesso e praticamente deixamos de pontuar em contra-ataque. Juntando-se ao desnorte do nosso bloco a recepção começou a claudicar e a meio do segundo set a quando das alterações da equipa adversaria, com os jogadores que entraram a trazerem um serviço flutuante ao qual não soubemos responder da melhor maneira, a equipa adversária acabou por alcançar muitos pontos de bloco e de contra-ataque marcando a diferença até final do jogo. Com estes três elementos (serviço, bloco e contra-ataque) conseguiram-nos neutralizar e levar o jogo de vencido.

Foi um duro golpe para a nossa equipa depois de estar a vencer por 1-0 e estar a ganhar por 20-15 no segundo set vir a perder o jogo por 3-1, mas uma final é final e temos que estar reparados para situações destas.


Sexta-feira jogamos o segundo jogo que também perdemos, desta vez por 3-2, um jogo em que a emoção esteve sempre presente desde o início até ao fim sendo um jogo impróprio para cardíacos.

Nós começamos por vencer o primeiro set com um serviço agressivo e um bloco a conquistar alguns pontos, assim como o nosso contra-ataque, com estes 3 elementos construímos uma vantagem que nos deu a vitória no final do set.

Depois de ter perdido o jogo na segunda-feira anterior a vitória no primeiro set veio mostrar que estamos na luta.

O segundo e terceiro set perde-mos no entanto ambos tiveram histórias diferentes. No segundo set o nosso adversário esteve sempre na frente do marcador fruto de uma vantagem conseguida á custa de um serviço agressivo no início do set, vantagem que nunca conseguimos anular. Já no terceiro set fomos nos que começamos por alcançar uma vantagem inicial fruto de alguns erros não forçados do nosso adversário, no entanto na parte final do set o nosso ataque não conseguiu se superiorizar ao bloco adversário e juntando alguns erros da recepção acabamos por perder o set ficando em desvantagem no jogo 2-1.

O quarto e quinto sets foram sem duvida sets impróprios para cardíacos. No quarto set o marcado nunca registrou uma vantagem superior a 2 pontos com a equipa adversária na frente. Foi então aos 18-16 que o nosso bloco esteve em evidencia conseguindo 3 pontos consecutivos dando-se assim a reviravolta no marcador, a liderar o marcador a nossa concentração redobrou e apoiados por uma recepção muito segura fomos conseguindo concretizar os nossos side-outs. Foi com um bloco ponto que terminamos o set a nosso favor.

Com o jogo empatado a 2-2 o ambiente fervia entre os adeptos das duas equipas e a incerteza no marcador fazia com que o apoio dos adeptos subisse para um patamar mais elevado.

O set começou com a nossa equipa a liderar fruto de 1 erro não forças da equipa adversária mas até á mudança de campo a diferença se manteve e se pode assistir a boas jogados sendo algumas mais longas que o habitual levando a que durante breves momentos se sentisse um silencio forçado pela incerteza e indefinição de quem iria ganhar o ponto silencio que era quebrado por demonstrações de euforia por parte dos adeptos da equipa que vencia o ponto. Na segunda parte do set voltamos a começar bem e conquistamos mais um ponto de bloco aumentando a diferença para 2 pontos, foi aos 12-10 que com 3 erros do nosso ataque o marcador inverteu e passamos a ficar em desvantagem quando todos já apontavam para uma vitória nossa, nesta mesma formação a equipa adversaria faz mais um ponto directo no serviço ficando em vantagem por 14-12, voltamos a ganhar o side-out diminuindo a vantagem para 14-13 mas a equipa adversária no side-out seguinte fecha o set e o jogo.

A derrota no jogo foi mais um duro golpe na equipa pois em enumeras situações adversas conseguimos dar a volta por cima e quando estávamos a liderar para vencer o encontro não soubemos aproveitar a vantagem que tínhamos. O próximo jogo será sexta-feira e até lá vamos trabalhar para conquistarmos novamente vantagem no confronto directo.

Abraço, Silveira

sexta-feira, março 03, 2006