email: csilveira76@hotmail.com

domingo, dezembro 18, 2005

Vitória e consolidação do 1º lugar


Boas a todos

Este fim-de-semana tivemos um jogo que muitos apontavam como sendo um jogo difícil, a equipa de OMONIA vinha de uma série de resultados positivos e por certo se iria apresentar-se no nosso reduto com o objectivo de levar de vencido mais este jogo, ainda por cima jogava contra a equipa que vai em primeiro lugar no campeonato a nossa tendo uma motivação maior.

O jogo começou numa toada de equilíbrio com as duas equipas a se mostrarem determinadas em criar o maior numero de dificuldades possíveis á equipa adversária, pondo em campo o seu jogo, o equilíbrio foi a nota dominante até aos 14 pontos altura em que a nossa defesa esteve em evidencia recuperando 3 bolas do ataque da equipa adversária, os nossos atacantes não quiseram ficar atrás e concretizaram os contra-ataques em ponto dando assim uma vantagem de 3 pontos para a nossa equipa. Esta vantagem foi mantida até final do set fruto de um side-out consistente.

O segundo set começou com uma vantagem de 3 pontos para OMINIA, um erro não forçado nosso na recepção um bloco ponto e um contra ataque fizeram a diferença. A partir dessa altura o equilíbrio foi a nota dominante, até aos 18 pontos altura em que os erros não forçados vieram do nosso adversário, principalmente na recepção onde o nosso serviço fez dois pontos directos e causou dificuldade obrigando OMONIA a devolver a bola para ao nosso campo sem criar dificuldades, de uma desvantagem de 3 pontos passamos para uma vantagem de 2 pontos, foi então que surgiram algumas provocações entre as duas claques que deram mesmo origem a alguns desacatos, de pouca duração pois a policia cedo interveio repondo a normalidade no pavilhão, de volta ao jogo acabamos por fechar o set com mais um bloco triplo ponto conquistando uma vantagem de 2 sets a 0.

O terceiro set não teve muito história, OMONIA entrou em campo desconcentrada e acumularam muitos erros no início do set, a vantagem chegou a se cifrar em 8 pontos quando o marcador registrava 11-3 a nosso favor, OMONIA ainda esboçou uma tentativa de recuperação, com um serviço forte arriscando sem nada ter a perder diminuíram vantagem para 4 pontos. Após um tempo técnico foi então altura de reorganizar-mos a nossa recepção e recuperar o serviço, a partir dai implementamos o nosso jogo levando de vencido o 3º set alcançando assim a vitória no jogo por 3-0.

Com mais esta vitória consolidamos o primeiro lugar nesta primeira fase do campeonato, para a semana jogamos contra a equipa de KARAVA que este fim-de-semana perdeu frente á equipa de SALAMINA.

Abraço Silveira

sábado, dezembro 17, 2005

Esclarecimento

Boas a todos

Á cerca de 3 semanas atrás, fui abordado pela equipa do Castelo da Maia com o intuito de saberem como estava a decorrer a minha estadia aqui em Chipre (profissional e pessoal) pois tinham como objectivo a minha contracção para o restante período do campeonato nacional português, com o objectivo de ajudar o clube a alcançar os seus objectivos desportivos.

A proposta que me foi apresentada não foi colocada de parte, no entanto tendo um contracto até final de Abril, tive que por a direcção do clube que represento ao corrente da situação e desde logo me foi comunicado que a minha saída da equipa estava bloqueada tendo em conta o meu papel na equipa e os objectivos de clube.

Quero referir que assim como o Castelo da Maia, também os AAA tendo conhecimento do contacto existente, se mostraram interessados na minha contratação no sentido de ajudar a equipa a reverter a situação desportiva que está a atravessar, no entanto tive que dizer ao presidente do clube (Simão Neves) o mesmo que disse aos responsáveis do Castelo da Maia.

Estes foram os únicos dois clubes que formalizaram um convite no sentido de eu regressar a Portugal ainda esta época, tendo havido um terceiro mas que apenas se mostrou interessado.

Assim e para finalizar, são totalmente falsos os rumores de que eu voltarei para Portugal no sentido de ainda esta época ingressar no Castelo da Maia, pelo menos enquanto o meu contracto aqui em Chipre estiver em vigor.

Este esclarecimento é feito no sentido de não ver o meu nome associado a conversas que possam surgir com o intuito de prejudicar os AAA, clube com o qual sempre tive as melhores relações profissionais e pessoais.

Abraço silveira

PS: amanha deixarei aqui o artigo sobre o jogo deste fim-de-semana

domingo, dezembro 11, 2005

Vitória no derbi

Foi mais um fim-de-semana em que o resultado desportivo não podia ter sido melhor, frente ao “rival” DIONISUS obtivemos uma vitória por 3-0.

Este que era um jogo aguardado por muitos, em campo estavam as duas primeiras equipas do campeonato prontas para um verdadeiro derbi. O publico conhecedor e amante da modalidade cedo começou a chegar ao pavilhão e quando as duas equipas se apresentaram no meio do campo para a apresentação oficial do jogo, já se faziam sentir os ruidosos tambores das duas claques e os aplausos dos fãs de cada uma das equipas, bem ao estilo grego…

O jogo começou com as duas equipas a não cometerem erros não forçados, o ambiente era escaldante (mas os artistas cumpriam o guião) e as jogadas ganhadores de cada uma das equipas entusiasmava as claques dos dois clubes, o jogo se desenrolava numa toada de equilíbrio quando aos 17-17 a nossa equipa ganha uma preciosa vantagem de 2 pontos fruto de um bom serviço seguido de um contra-ataque vitorioso e de um bloco ponto. Estava adquirida a vantagem necessária, os jogadores cientes da importância desta vantagem concentraram-se ao máximo não permitindo a recuperação da equipa adversária, com um side-out eficaz vencemos o set.

O segundo set começou com o DIONISOS a apostar muito forte no serviço, a perder por 1 set a 0 e sem nada a perder os riscos a correr poderiam ser compensadores, assim foi, a nossa recepção claudicou e nos vimos com uma desvantagem de 4 pontos logo a abrir o set, durante o decorrer do set a diferença pontual se mantinha, a batalha em campo era grande e os jogadores usavam todas as suas armas, foi então aos 19-15 que a nossa recuperação teve inicio, com um serviço forte causando estragos na recepção adversaria (1 serviço ponto e duas bolas devolvidas para o nosso campo sem serem atacadas) o nosso contra-ataque veio ao de cima concretizando em pontos as bolas fáceis devolvidas, o empate estava alcançado aos 19-19. O jogo decorria agora num ambiente escaldante, quando aos 21-21 dois blocos nossos deram uma vantagem preciosa e a liderança no set, que até há bem pouco tempo atrás alguns pensavam inalcançável. Com o apoio dos nossos adeptos alcança-mos a vitória no set e uma vantagem de 2 sets a 0.

A derrota no segundo set foi um duro golpe na equipa do DIONISOS que tudo fizeram para o levar de vencido, com uma entrada muito forte no terceiro set por nossa parte, desde logo alcançamos uma vantagem de 6 pontos (8-2), era visível o desnorte na equipa adversária e a desorientação que lá reinava, com a nossa equipa a se manter á margem daquilo que acontecia do outro lado da rede continuamos a por em pratica o nosso jogo, o que fez com que a diferença no marcador se fosse avolumando (21-12), com o publico afecto á nossa equipa já de pé a bater palmas fomos alcançando ponto a ponto até fechar-mos o set e o jogo com um bloco que levou ao rubro os nossos adeptos. Ver o jogo acabar, o apito do árbitro a soar dando o jogo por terminado e as pessoas (adeptos nossos e do adversário) a baterem palmas aos jogadores que deram tudo o que tinham, foi emocionante… para mim que tive arredado deste tipo de cenário durante alguns anos, tendo mesmo que ir a para os derbis realizados em Ponta Delgada entre AAA – VOLEI CLUBE ou então para Lisboa nos escaldantes SPORTING – BENFICA.

Agora depois de passadas algumas horas, é tempo de voltar ao trabalho, temos vídeo hoje ao final do dia para analisar-mos a equipa (OMONIA) com quem vamos jogar na próxima sexta-feira e que este fim-de-semana alcançou o terceiro lugar no campeonato onde agora permanecem 3 equipas, não será de certo um jogo fácil porque agora todas as equipas tem como objectivo nos derrotar, dando em campo tudo o que tem, pois nada tem a perder. Para contrariar esse espírito vamos continuar o nosso trabalho de forma séria para levar o barco a bom porto.

Abraço Silveira

domingo, dezembro 04, 2005

Vitória frente ao carrasco da primeira volta


Boas a todos

Mais uma semana, mais um jogo. Desta vez jogamos contra a equipa de ANORTOSIS campeã em título, a única equipa que nos tinha derrotado na primeira volta da primeira fase do campeonato.

O jogo decorreu em nossa casa e com o apoio em grande número dos nossos adeptos e da nossa claque que foi incansável no apoio á equipa. Foi com este ambiente que após termos perdido o 1º set, arrancamos para uma vitória por 3-1.

No 1º set a nossa equipa entrou em jogo acusando algum nervosismo que se fez sentir principalmente na recepção e no serviço, principalmente na recepção fruto de um serviço táctico e por vezes forte do nosso adversário, não conseguimos por em pratica todo o nosso poder ofensivo na rede, a recepção não chegava nas melhores condições ao nosso distribuidor fazendo com que este se limitasse a levantar a bola para os extremos da rede facilitando o trabalho aos blocadores da equipa adversária. Acabamos por perder o set mas dando sempre uma imagem que estávamos ali para ganhar.

Com uma boa atitude só faltava acertar o que de mal estivera no set anterior. Na entrada do 2º set rectificamos principalmente a recepção e o nosso jogo deu uma volta de 180º, com o nosso distribuidor a ter todas as opções de ataque disponíveis, o bloco adversário deixou de estar tão organizado como no 1º set, permitindo ataques de um atacante para um blocador na rede, indo a vantagem para os nossos atacantes. Com a recepção a funcionar e a equipa galvanizada, foi então altura de o nosso serviço aparecer perto dos 20 pontos, com 3 serviços que nos permitiram conquistar pontos no bloco e contra-ataque, assim abrimos para uma vantagem que nos permitiu ganhar o 2º set.

O 3º e 4º set tiveram a mesma história, o nosso jogo foi quase perfeito, com um serviço muito agressivo conquistamos uma vantagem muito confortável logo no inicio dos sets, 4 pontos no primeiro e 7 no segundo, a equipa adversária, não teve argumentos para contrariar o nosso jogo e a partir do meio do 3º set baixou as guardas atirando a toalha ao chão, o treinador da equipa adversária ainda tentou remar contra a tendência do jogo mas as alterações feitas durante o meio do 3ºset e o inicio do 4º nada trouxeram de novo á equipa.

Com uma qualidade de jogo muito sólida em todos os fundamentos conseguimos levar de vencido mais um difícil adversário, na próxima sexta-feira temos um derbi local, DIONISOS – PAFIAKOS, será um jogo com todos os ingredientes para ser pelo menos um jogo muito emotivo, as duas equipas ocupam os dois primeiros lugares no campeonato e são as duas da mesma cidade sendo por isso a rivalidade muito grande.

Irá ser mais uma semana de trabalho árduo a começar já hoje com a observação do vídeo da equipa adversária, para depois durante a semana preparar a nossa equipa para levar de vencido mais este jogo, este com a característica especiais por ser um derbi.

Abraço Silveira

quinta-feira, dezembro 01, 2005

O que vai acontecendo por aqui para alem dos jogos á sexta-feira

Boas a todos

Hoje o dia está como tem estado durante a maior parte do tempo aqui em Pafos, um dia onde o sol está sempre presente, ao ponto de a maioria das vezes andar de calções, chinelos, t-shirt ou pólo de manga comprida, já á noite depois da hora do treino é altura de vestir algo mais quente como um fato de treino, pois as noites são frescas e com um ar seco vindo do norte.

Ás 8h30 é hora do despertador tocar aqui em casa, sendo a excepção ao domingo em que normalmente toca por volta das 10h. Durante a semana depois de acordar e tomar o pequeno-almoço, faço a minha rotina matinal na net onde vejo as notícias nos jornais portugueses (desportivos e generalistas), para além dos blogs relacionados com o voleibol e os mercados financeiros. Finda essa rotina é hora de ir vestir para o treino. Durante a tarde e depois de fazer o almoço, almoçar e lavar a loiça, é tempo de matar as saudades de casa e falar com a Sara, não haja duvidas que realmente a ciência faz coisas espantosas e graças à vídeo conferencia podemos conversar e nos ver-mos o que faz com que a distancia enorme que nos separa por algumas horas parece bem mais pequena.

Finda a conversa que acaba sempre por ser por afazeres de um ou de outro, é tempo de descansar para o treino da tarde, que tem por norma 2h tirando a quinta-feira que por motivos de ocupação do pavilhão é de apenas 1h30, com os treinos a acabarem já pela noite dentro é tempo, quando chego a casa de aquecer o jantar e comer, acabado o jantar o computador volta a ser o meio de ligação a casa para falar com a Sara, aproveitamos para por a conversa em dia sobre como o dia correu. Por volta da meia-noite quando os olhos começam a pesar é hora das despedidas, da Sara e da minha mãe com quem costumo falar para saber como as coisas vão lá por casa.

Assim os dias se vão passando aqui por Chipre, tirando o domingo em que aproveito a manha para arranjar a casa, depois durante a tarde vou até á zona á beira-mar e aproveito para comer um gelado no MacDonald´s e dar uma volta pela zona das lojas. Ás 18h é hora de ir para a sede do clube para se fazer uma análise do jogo de sexta-feira e perspectivar o jogo da próxima semana. Depois do jantar é tempo de ligar a casa para saber como correu o dia.

Acabada mais uma semana e fica mais perto o dia de regressar a casa, agora falta cada vez menos tempo, mas parece que o tempo custa mais a passar, mas em breve estarei aí…

Abraço Silveira