email: csilveira76@hotmail.com

segunda-feira, setembro 19, 2005

Alcansado 3º lugar

Foi com uma vitória por 3-1 que terminamos o torneio internacional de Nicosia organizado pelo APOEL NICOSIA.

No último encontro nos calhou defrontar a equipada casa e organizadora do torneio, que no dia anterior tinha perdido com a equipa grega do Panatinaikos.

Uma vez mais entramos muito bem no jogo com uma boa recepção e um serviço que causou dificuldades á recepção da equipa adversária, facilitando a recuperação da bola para finalizar os pontos no contra-ataque, assim acabamos por vencer o 1º set com alguma facilidade.

No segundo parcial voltamos a entrar bem ganhando desde cedo uma vantagem de 3 pontos, no entanto essa vantagem ficou anulada aos 16-16 quando o APOEL com um bom serviço conseguiu eliminar o nosso jogo elo meio, conseguindo parar os nossos atacantes de pontas, no entanto perto dos 22-22 conseguimos abrir dois pontos de vantagem, fruto de boas defesas seguidas de finalização no ataque, assim conseguimos uma vantagem de 2 pontos que conservamos até final do set.

O 3º set foi o mais equilibrado, muito por nossa culpa, uma vez que claudicamos bastante na recepção, não conseguindo muitas vezes organizar o nosso ataque, desde cedo o APOEL ganhou uma vantagem de 5 pontos, que acabou por ser a diferença final do set.

No inicio do 4º o pensamento geral era a vitória e não deixar o jogo ir a um 5º set onde tudo pode acontecer, entramos muito bem e principalmente com um serviço agressivo, que nos deu uma vantagem de 5 pontos, durante o set houve momentos de equilíbrio mas fruto de uma recepção muito segura nunca deixamos o nosso adversário encostar no marcador, após os 20 pontos a equipa do APOEL praticamente entregou o set e o jogo se resignando á nossa supremacia.

Como balanço final o torneio foi importante pois a nossa equipa pode testar o nível de jogo que neste momento conseguimos colocar em campo, penso que com algumas mudanças poderemos nos tornar mais fortes. Com as próximas duas semanas para preparar o início do campeonato, acredito que o trabalho irá dar os seus frutos.

Por outro lado o facto de não ter-mos perdido com nenhuma equipa Cipriota durante o torneio acaba por nos dar um estímulo maior para o inicio do campeonato.

Abraço, Silveira

domingo, setembro 18, 2005

Erros nas alturas fundamentais inviabilizaram passagem á final

Depois da vitória no dia anterior, as expectativas para o jogo de ontem eram bastantes faoraveis, pois a equipa se sentia bem.

Entramos muito bem no jogo com um serviço que não permitia uma organização eficaz de ataque da equipa adversária e com uma recepção muito consistente, desde inicio comandamos o marcador acabando o parcial com uma vantagem confortavel de 6 pontos.

No segundo parcial a equipa Húngara eliminou os erros que havia cometido no set anterior, fazendo com que o marcador estivesse no máximo com um ponto de diferença até aos 19-19, aí tivemos uma sequencia de 3 pontos falhados com um deles não forçado, fazendo com que os Húngaros abrissem no marcador para no final acabarem o set com uma margem confortável.

No terceiro parcial voltamos a entrar bem, não fomos abaixo com a derrota no set anterior e conseguimos, desde inicio comandamos o marcador chegando mesmo a ter 6 pontos de vantagem aos 21-15, se calhar já pensando que a vitória no set estava garantida, claudicamos na recepção não permitindo ao passador todas a hipóteses de ataque, a equipa adversária com o serviço e o bloco acabou por se encostar a nós no marcados, para anos momentos finais do set acabar por vencer.

O quarto set foi incaracterístico uma vez que o jogo esteve parado para a atribuição de prémios de participação. Após cerca de 15 minutos o jogo recomeçou com um inicio de set um pouco incaracterístico onde as equipas tentavam voltar ao jogo, acabamos por ser nos os mais felizardos, com a equipa Húngara a cometer demasiados erros no inicio do set, acabamos por desfrutar de uma vantagem grande, não permitindo que o mesmo do set anterior sucedesse, levamos de vencido o set, levando o jogo para a negra.

O início do quinto set mostrou-se muito equilibrado, as equipas mostraram-se consistentes não cometendo erros não forçados, a mudança de campo se registou com um 8-7, a nosso favor. Foi a partir dos 12-12 que acabamos por cometer dois erros, um na recepção e outro no ataque que entregamos o jogo ao adversário.

Perdemos o jogo 3-2 num jogo em que consentimos demasiados erros não forçados em alturas importantes dos sets, principalmente no 3 set.

Hoje vamos jogar ás 19h30 com a equipa do APOEL de Nicosia num jogo para a atribuição do 3 e 4 lugar.

Abraço, Silveira

sábado, setembro 17, 2005

Vitória e passagem ás meias finais

Foi um jogo aguardado com alguma expectativa por parte de todos os que vivem o dia a dia do clube, pois o nosso adversário era o campeão da época passada.

O jogo começou por ser equilibrado com as duas equipas a se estudarem uma á outra, pois as informações que tínhamos eram poucas apesar de serem bastante validas. Depois de registada uma igualdade a 16-16, a equipa do Anortosis aproveitou 3 erros não forçados da nossa parte para garantir uma vantagem que durou até final do Set.

O segundo parcial foi de inteiro domínio por parte do nosso adversário, pois desde logo adquiriram uma vantagem confortável devido a erros nossos não forçados, conseguindo uma vitória fácil.

No 3º set as coisas alteraram-se e num apelo colectivo á superação, entramos determinados a levar de vencido o parcial e a abrir caminho para a vitória, com um bom serviço e com a defesa a funcionar, conseguimos travar os ataques adversários e concretizar os nossos contra-ataques em ponto, foi o mote para um arranque a caminho da vitória, que acabou por acontecer no final do Set.

No 4º set continuamos com uma desempenho elevado no side-out, serviço e bloco que fez com que liderasse-mos o marcador desde o início até final do set, sem que o adversário conseguisse nos importunar ou ameaçar a vitória.

No 5º set as duas equipas entraram determinadas a vencer o encontro sendo o inicio muito equilibrado, equilíbrio que durou até perto dos 9-9 altura em que com um bloco e um contra-ataque conseguimos abrir dois pontos de vantagem, vantagem que acabamos por conservar até final do set, garantindo assim a vitória do encontro.

Como referi atrás foi uma vitória importante porque encerra para já um ciclo de dois jogos em que jogamos com o campeão e o vice campeão da época passada com duas vitórias.

Hoje temos jogo contra o campeão Húngaro da época passada, equipa da qual não temos nenhuma informação, o pensamento como sempre está na vitória e o acesso á final, mais tarde aqui direi como ficou o jogo.

Abraço, Silveira

quarta-feira, setembro 14, 2005

Defenições no horizonte


Eis que estamos a chegar a meio da semana e começam a haver algumas definições finais na nossa equipa.

Ontem durante a noite chegou um jogador Checo (Martin) que ocupa a posição de central na equipa, é um jogador com alguma experiência uma vez que já jogou na Áustria, Suiça e no ano passado jogou em Espanha, tem 2,06m e tem como característica principal um bom bloco nas pontas, já no meio é mais permeável, quando ao ataque tem um bom jogo perto do distribuidor.

É um jogador que veio á experiência durante uma semana, mas para já deu bons sinais, numa posição que cada vez mais tem um papel muito importante no voleibol.

Com os dois primeiros dias da semana já passados, onde os treinos foram direccionados para a técnica individual, defesa e bloco, a partir de amanha começamos a trabalhar a parte colectiva na organização do contra-ataque e side-out, pois na sexta-feira começamos a nossa participação no torneio internacional de Nicosia, onde vão entrar 4 equipes de Chipre (Paphiakos; Dionisus; Anortosis; APOEL Nicosia) e ainda duas equipas estrangeiras (Panatinaikos da Grécia e a equipa vencedora do campeonato Húngaro no ano passado).

Na minha próxima intervenção direi como o torneio se disputará e contra quem nós iremos jogar no primeiro dia.

PS: queria deixar ainda aqui um apelo, para os que deixam comentários nos meus artigos, gostaria que se identificassem para no caso de responder a algum comentário saber a quem me estou a dirigir. Desde já obrigado a todos

segunda-feira, setembro 12, 2005

e assim termina a 4ª semana de trabalho



Boas a todos

Mais uma semana terminou, semana que se pode dizer teve mais aspectos positivos que negativos.

O regresso da Sara aos Açores foi sem duvida o que me mais custou. A nível profissional a semana correu bem com a excepção de quarta-feira que o treino não correu muito bem, penso que o facto de termos descansado de manha fez com que custasse mais a entrada dos atletas no treino. Para colmatar o fecho da semana desportiva, como já aqui referi foi muito positivo, ganhamos o jogo treino contra o Dionisus, que foi muito importante.

Hoje de manha para finalizar a semana tivemos um convívio com toda a equipa num café restaurante que apoio a clube, quem diz pode tomar o pequeno-almoço ou tão tomar café.

Eu que acordei cedo para fazer as limpezas na casa e já tinha tomado o pequeno almmoço, acabei por só tomar um chá.

O resto do dia foi passado em casa durante a tarde, pois esteve muito calor e só ao final da tarde fui até á praia tomar um banho para refrescar um pouco e apanhar um sol.

Daqui a pouco vamos ver o jogo da final do campeonato da Europa em casa do nosso adjunto… assim termina a nossa 4ª semana de trabalho.

Abraço, Silveira

sábado, setembro 10, 2005

Vitória frente ao Dionisus


Era grande a expectativa no pavilhão antes do começo do jogo.

Estávamos ainda na fase de aquecimento e no pavilhão já se registava um numero significativo de pessoas para assistir o jogo, a quando do inicio do jogo estavam certamente bastantes mais pessoas a assistir este jogo de caris particular do que, o numero de pessoas que costumam assistir os jogos no campeonato português.

Começamos bem o jogo ganhando desde cedo uma vantagem confortável, o serviço entrava e o bloco conseguia travar os ataques da equipa adversaria, ajudando também a ter um papel importante na recuperação das bolas que passavam o bloco, ao nível do contra-ataque a equipa esteve bem conseguindo ultrapassar o bloco e a defesa da equipa adversaria.

O segundo set acabou por ter a mesmo historia que o primeiro, mantendo a equipa uma postura bastante agressiva, factor que veio a ser preponderante para levar de vencido o segundo set por uma margem confortável.

O terceiro set foi o mais equilibrado, entramos no set um pouco descontraídos e pagamos uma factura inicial com uma desvantagem que chegou a ser de três ponto, no entanto nos mantivemos sempre perto do adversário, que usava a defesa e o contra-ataque para manter o jogo equilibrado. Após o empate a dezassete pontos passamos para a frente do marcador, até final do set, a recuperação se deveu ao nosso serviço que voltou a ser agressivo e a uma boa distribuição, fazendo com que mesmo em contra-ataque os atacantes da nossa equipa tivessem apenas um blocador pela frente, trazendo vantagem aos atacantes para estes finalizarem os pontos.

Foi importante a vitoria e principalmente o entusiasmo que foi mostrado pelos nossos jogadores dirigentes e apoiantes neste derbi amigável, mas que teve uma intensidade elevada… Assim a nossa posição de candidatos a vencedores de todas as competições internas ficou marcada perante a equipa que no ano passado foi a vencida na final do campeonato Cipriota.

Cumprimentos para todos, Silveira

quarta-feira, setembro 07, 2005

Uma nova habituação


Depois de ter chegado á pouco mais de um mês, hoje foi um dia particularmente difícil para mim, a Sara voltou para S. Miguel, não foi uma despedida nada fácil, bem pelo contrario, mas teve que ser , pois as aulas começam dia 12 e na escola os trabalhos já começaram no dia 1 de Setembro.

Os treinos essa semana têm sido bons, no entanto tem havido alguma dificuldade na integração e interligação no treino colectivo, o facto de sermos de países com culturas voleibolistas diferentes faz com que a adaptação seja mais difícil, no entanto de treino para treino as coisas tem vindo a melhorar.

Esta semana temos jogo treino da sexta feira com a outra equipa aqui da cidade, equipa que joga na mesma divisão que nós, os treinos até lá irão ser de organização colectiva e amanha de manha vamos fazer musculação, pois temos que continuar a cuidar da parte física. Ontem fizemos velocidade no estádio e hoje de manha foi folga.

Sexta-feira á noite cá estarei para dizer como se desenrolou o jogo e como ficou o resultado.

Abraços Silveira